sábado, 4 de junho de 2011

Apresentação final

No dis 2 de Junho pelas 21.30, o grupo Per Tempus realizou a apresentação final do seu trabalho.
Nesta sessão foi visualizado um power point com o motivo de escolha do projecto, o seu objectivo e algumas actividades desenvolvidas ao longo do ano escolar.
Foram realizados alguns discursos, nomeadamente pelo Director da Escola Professor Álvaro Santos e pelo Presidente de Junta de Vilar do Paraíso Dr. Elísio Pinto. Seguiram-se os agradecimentos e o tão esperado docmentário sobre a Freguesia.
A apresentação foi bastante positiva e os comentários não se ficaram atrás.
Concluindo, o corolário do nosso projecto terminou de maneira bastante superior ao que foi planeado em Setembro de 2010.
Esperamos que em breve este esteja acessível à população.


sábado, 21 de maio de 2011

Visita de Estudo e Peddy paper

No dia 12 de Maio de 2011, Quinta-feira, o grupo “Per Tempus” do 12º ano de Área de Projecto da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves realizou uma visita de estudo em Vilar do Paraíso seguida de um Peddy Papper na escola.

O grupo está a trabalhar no património de Vilar do Paraíso e estas actividades serviram para divulgar o mesmo aos alunos das turmas C e D do sétimo ano. A visita de estudo teve início às 13:30h e foi toda ela feita a pé. Os alunos saíram da escola e foram de seguida visitar alguns locais importantes para o património de Vilar do Paraíso, começando pela Vila Alice, seguindo-se a AMVP, depois a Capela de S. Martinho e, por fim, foi-lhes feita uma pequena referência sobre a Feira de S. Martinho, realizada às terças, quintas e sábados de manhã.

Por volta das 14:45h os alunos regressaram à escola para realizarem o Peddy Papper, todo ele centrado no património. A actividade tinha como objectivo completar os desafios relativos ao património. O desafio acabou cerca das 16h e nessa altura foram distribuídos os prémios pelos vencedores, e uma lembrança a todos os que participaram.

Estas duas actividades tiveram um grande êxito, deixando o grupo “Per Tempus” extremamente satisfeito, visto que mais uma vez o objectivo foi cumprido, na sensibilização de uma faixa etária mais jovem.

O grupo Per Tempus.





segunda-feira, 9 de maio de 2011

O património é a memória do passado e um modelo para o futuro. Respeita-o!

Execução do documentário.

O grupo "Per Tempus" finalizou hoje a recolha de filmagens e entrevistas para a execução do documentário sobre a Freguesia de Vilar do Paraíso.
Desde já, gostaríamos de agradecer à Junta de Freguesia da Vilar do Paraíso, nomeadamente ao Dr. Elísio Pinto, bem como ao Sr.Pedro Nobre e seus colaboradores, pelo trabalho incansável realizado com o grupo, à Prof. Teresa Andrade, à AMVP, ao Sr. António Coutinho, à Prof. Maria Albertina Viana.
Seguidamente, iremos realizar uma visita de estudo e um peddy paper, precisamente sobre Vilar do Paraíso.
A apresentação do documentário, bem como de todo o trabalho desempenhado ao longo do ano está prevista para o final do mês de Maio.

Acompanhem o blogue e fiquem à espera de novas mensagens, bem como das fotografias do Café Concerto e do peddy paper.


domingo, 8 de maio de 2011

Café Concerto

No passado dia 8 de Abril de 2011, o grupo "Per Tempus",em colaboração com o grupo "Abraça e Acredita", do 12º D, realizou um café concerto na Escola Secundária Dr.Joaquim Gomes Ferreira Alves. Este café concerto serviu para promover os dois trabalhos, bem como para a entrega dos prémios referentes ao concurso de fotografia "Plus Ultra".
Neste café concerto decorreram várias actuações musicais, bem como a visualização de um vídeo onde estavam representados os marcos da freguesia de Vilar do Paraíso e que temos abordado no nosso trabalho, como a Vila Alice, a Academia de Música de Vilar do Paraíso, o Parque de S.Caetano, entre outros. O café concerto contou também com a presença do Presidente da Junta de Valadares, bem como de um representante da Junta de Vilar do Paraíso, o Sr. António Coutinho, que proferiu algumas palavras, enaltecendo o valor do nosso trabalho no contexto local e regional.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Feira de S.Martinho

            A Feira de São Martinho é a única sobrevivente das duas que outrora se realizavam na freguesia de Vila de Paraíso.
A sua existência reflecte a prática da agricultura na freguesia, já que lá se vendem variados legumes e frutas frescas. Ninguém sabe ao certo quando a feira começou. No início, esta feira era realizada aos Domingos e às Quintas de manhã. Todavia, devido ao barulho, deixou de ser feita ao Domingo, pois o padre via-se impossibilitado de celebrar a eucaristia.
O dia da feira não servia só para abastecer as casas de produtos baratos com qualidade, mas também como forma de convívio e troca de novidades. Por isso, era tanto um espaço de comércio como um espaço social. Hoje em dia, a feira de S. Martinho, realiza-se às Terças, Quintas e Sábados. Esta ocupa um espaço renovado que apresenta três frentes: para a praça do Jardim, Rua Miguel Oliveira e a Rua da Mina. Os produtos vendidos variam entre os produtos de alimentação, provenientes da produção agrícola da freguesia, as roupas, acessórios do dia-a-dia que recentemente foram lá introduzidos por novos comerciantes. Apesar da feira de S. Martinho manter uma localização bem perto daquela onde durante décadas se realizou, este espaço apresenta melhores condições para os vendedores e compradores. Contudo, este local apresenta ainda outra função, a de servir como parque de estacionamento nos dias em que a feira não se realiza. Desde a sua criação, a feira foi sempre mais do que um espaço de comércio, onde o convívio impera e ainda hoje podemos sentir aquele toque e aura rural que não se encontra em nenhum centro comercial, retendo a tradição rural que caracteriza a freguesia desde sempre.
Apesar do aparecimento de outras superfícies comerciais a feira mentem um cariz tradicional, visto que muitos feirantes vendem os seus próprios produtos e é mantido o espírito positivo de convívio, entreajuda e simpatia. Esta tem uma simbólica importância económica para a Junta, todavia é fulcral para a actividade económica dos seus feirantes, que como a conjuntura nos permite inferir já foi mais positiva.
Após entrevistas efectuadas na feira podemos afirmar que o ambiente de trabalho entre feirantes é bastante positivo. Porém estes têm também as suas reclamações, que passam por uma melhor organização do espaço, bem como o apelo a melhores condições de trabalho, tais como a criação de um coberto. Esta situação não pode ser executada visto que, o IPPAR, para manter o enquadramento da área não pode ceder a este pedido.
Fica a ambição de uma futura melhoria da feira, que devido à situação económica não permite a sua renovação de imediato.     

   








                               

                                           

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Resultado do concurso de fotografia "Plus Ultra"

Os prémios serão entregues na apresentação do jornal escolar, em data a definir, realizado na biblioteca.



Primeiro Prémio: "Ovelha activa e radioactiva" Ana Panêlo, 11ºD.





Segundo Prémio: "O menino de ouro", Ana Panêlo, 11ºD.



Terceiro Prémio: "Lado Nocturno", Beatriz Silva, 11ºD.




Menção Honrosa: "Memória", Fernando Pimenta, 11ºD.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Parque de S.Caetano - Um Lugar a Visitar

O Parque de S. Caetano é um espaço de lazer e bem-estar, usufruindo de uma grande extensão de espaços verdes que se estendem até ao Largo dos Ribeirais.
            A construção do Parque de S. Caetano foi feita em cima de uma pedreira, com o objectivo de criar um espaço de lazer e de desporto para a população residente. A construção do parque foi realizada por pessoas voluntárias da freguesia.
            O Parque é um espaço aprazível com vegetação abundante, bancos, mesas merendeiras, uma pista de karting, parque infantil, campo de andebol, sanitário, bancadas, um restaurante e um café, para além de beneficiar da proximidade da Capela de São Caetano.
            Na década de 90 o parque foi alvo de obras de reparação e reabilitação, aumentando assim o interesse e a sua frequência por parte da população.
             O parque beneficia de condições favoráveis a visitas e sofreu melhorias a nível dos sanitários, de alguns espaços verdes e também de algumas infra-estruturas.
            O parque é um dinamizador natural da freguesia, um centro rico de atracção turística regional e um local onde podem ser desenvolvidas actividades extremamente interessantes, no âmbito do desporto, do lazer e da cultura.
            Uma das nossas metas é dinamizar e aumentar o interesse da população neste local de grande interesse da freguesia, porque nunca é demais lembrar que o que é nosso é sempre melhor. Este parque tem potêncial para se tornar um centro rico de convívio, de desporto a nível regional e de convergência de culturas. Uma das batalhas do nosso projecto será entender como o cidadão comum de Vilar do Paraíso pode ajudar a dinamizá-lo para além do óbvio, que é frequente e desfrutar das actividades que o parque nos providencia.